Palestras orientam alunos sobre os cuidados com a alimentação

0
258
Palestra ministrada aos alunos da Escola Irmã Zoé
Palestra ministrada aos alunos da Escola Irmã Zoé

A ADJ – Associação de Diabetes Juvenil realizou uma palestra sobre a importância da alimentação saudável e da atividade física para os alunos de duas escolas municipais: EMEF Geraldo Martins, Bairro do Espírito Santo, no dia 14/06 e EMEF Irmã Zoé, no dia 15/06. O evento teve o apoio da Prefeitura de Paraibuna, por meio das Diretorias Municipais de Educação e Saúde.

A ADJ foi fundada em 1980 por pais de crianças com diabetes e é parceira da WDF – World Diabetes Foundation, com sede na Dinamarca; ambas as instituições desenvolvem o projeto: “Nutrição em Ação” – que consiste em informar estudantes de 6 a 18 anos a respeito da necessidade de uma alimentação correta e da prática de atividades físicas como fatores indispensáveis para diminuir o risco da obesidade e de outras doenças.

O Programa “Nutrição em Ação” é coordenado por Maria Izabel Homem de Mello e pela nutricionista Fernanda Castelo Branco da ADJ, com sede na cidade de São Paulo. O projeto conta com o apoio do Ministério da Saúde. “Nosso objetivo é difundir a informação educacional adequada às pessoas com diabetes e seus familiares, visando à melhora da qualidade de vida e da prevenção de complicações”, afirma a nutricionista Heloína Pimentel, voluntária do evento.

Durante as palestras, os alunos participam de ações interativas, atividades dinâmicas e recebem material informativo sobre os assuntos abordados, além de passarem por uma avaliação nutricional para saber a altura e peso das crianças.

Segundo Leandra C. N. Faria, diretora da EMEF Irmã Zoé, o “Programa Nutrição em Ação” será de grande utilidade para os alunos. “As informações prestadas pela equipe da ADJ alertará as crianças sobre a necessidade de terem uma alimentação mais saudável, isto contribuirá para diminuir a taxa de obesidade nas escolas participantes”, acredita.

O “Programa Nutrição em Ação” é inteiramente financiado pela ADJ, sem nenhum custo para as escolas. Para obter mais informações, clique no link: http://www.adj.org.br/pcta/pagina_wdf.asp

Equipe do Programa Nutrição em Ação