Curso ensina apicultores a ampliarem produção e renda

0
270
Apicultores acompanham aula prática
Apicultores acompanham aula prática

Cerca de 40 apicultores dos municípios de Paraibuna, Jambeiro, Jacareí, Caraguatatuba e São José dos Campos reuniram-se em no auditório do Núcleo Apícola de Paraibuna, no Recinto de Exposições da “Antiga Fapap”, para participar do curso: Boas Práticas na Manipulação de Produtos Apícolas, que teve por objetivo qualificar melhor os apicultores, da colheita a comercialização do mel.
O evento aconteceu no dia 05 de maio e foi realizado pela Casa da Agricultura, com o apoio da Prefeitura de Paraibuna, da Associação Paraibunense de Apicultores (A.P.A.) e da ministrante do curso – Dra. Lídia Barreto – coordenadora do Centro de Estudos Apícolas da Universidade de Taubaté.
O presidente da A.P.A., José Benedicto Nogueira (Santa Branca) deu as boas vindas aos participantes e aproveitou para falar sobre a importância do curso. “Teremos uma grande oportunidade de adquirir mais conhecimento e assim fortalecermos a produção de mel, proporcionando um produto de melhor qualidade aos consumidores”, explica.
Os apicultores participaram de aula teórica, no período da manhã; depois fizeram uma pausa para o almoço, oferecido pela Casa da Agricultura. À tarde, aprenderam durante a aula prática, os procedimentos corretos para a produção, colheita, transporte, armazenamento e comercialização do mel.
Segundo Marcília C. de Castro Felipe, apicultora do Bairro do Itapeva, o curso foi bem proveitoso. “Aprendemos coisas novas, isto nos ajudará a administrar melhor os custos e produzirmos de maneira correta, garantindo uma produção melhor e com mais lucros”, declara.
A professora da UNITAU, Dra. Lídia Barreto, fez questão de ressaltar o apoio dado pela Prefeitura aos apicultores. “O Governo Municipal merece os parabéns por apoiar a associação e disponibilizar profissionais para darem assistência técnica aos produtores”.

Apicultores acompanham aula teórica