Igreja Matriz é palco do espetáculo “Natal dos Anjos” do Coral “Anjos de Deus” nas comemorações de final de ano

Em dois anos, coral Anjos de Deus se multiplica e garante participação nas principais celebrações religiosas da região

Regente fala sobre o desenvolvimento do Coral “Anjos de Deus”

Com o espetáculo “Natal dos Anjos”, o Coral Anjos de Deus vem realizando diversas apresentações durante o mês de dezembro, encantando as comemorações natalinas em Paraibuna e região.

Apresentação do espetáculo “Natal dos Anjos” no Coreto

A apresentação natalina é composta por 20 canções, entre cantatas de Natal, bem orquestradas, com difíceis arranjos como “Ouçam os Sinos”, “Novo Amanhecer”, “A Salvação Chegou”, “Grande Rei”, “Noite de Natal”, “Haja Luz”, “Lindo És” e ainda as tradicionais: “Noite Feliz”, “Bate o Sino Pequenino”, “Sino Feliz”, “Pinheirinhos de Alegria”. Segundo a regente Ana Paula, os arranjos são difíceis, mas servem como desafios para as crianças que vêm ensaiando desde agosto e que se esforçam em suas apresentações, inclusive fazendo solos emocionantes.

A série de shows começou no Lar Vicentino, no dia 3 de dezembro. Pela primeira vez o Coral “Anjos de Deus” esteve visitando a Instituição para apresentação de músicas natalinas. Ana Paula lembra que a recepção dos idosos foi um presente para os “Anjos de Deus”, pois o objetivo maior era mostrar às crianças que as apresentações vão além de aplausos. “Devemos levar amor e caridade onde Deus nos chama”. Ressalta.

Para o morador do Lar Vicentino, Messias de Oliveira, 76 anos, o momento foi muito especial. “Nunca fui de me emocionar com músicas, mas essas crianças me fizeram lembrar de bons tempos, estão todos de parabéns”. Manifestou emocionado.

Apresentação Natalina no Lar Vicentino
Coral Anjos de Deus no Lar Vicentino de Paraibuna

 

 

 

——————————-

Apresentação em São José dos Campos

Show no Vale Sul Shopping em São José dos Campos

Já no dia 13 de dezembro, o coral se apresentou em São José dos Campos, numa escola infantil e depois no dia 19 no Vale Sul Shopping. O evento no shopping reuniu grande público, atraindo não só os familiares que aproveitaram para prestigiar o coral, mas também muitos visitantes, que faziam compras de natal e aproveitaram para assistir à apresentação musical.
No dia 20 de dezembro, o Coral “Anjos de Deus”, fez um verdadeiro show para o povo paraibunense na igreja matriz, todos que foram assistir tiveram a oportunidade de se emocionar com as canções natalinas.
No dia 21, o coral esteve se apresentando, de manhã no Banco do Brasil e a noite no coreto na praça da Matriz.

Para o dia 25 de dezembro, dia de Natal, a coordenação do coral preparou uma apresentação especial para a missa das crianças, às 9 horas da manhã na Igreja da Matriz e encerrando as apresentações do ano, o grupo irá prestigiar as comemorações do Jubileu de Prata do Padre Carlos Raimundo (Raimundinho) durante a missa do dia 28 de dezembro às 19 horas, também na Igreja Matriz de Santo Antônio.

VOZES DO CORAL

São 41 vozes entre crianças e adolescentes de seis a dezessete anos, e seus dois coordenadores Ana Paula e Osmar de Oliveira, que além da regência, também participam fazendo solos. Integra ainda o coral a banda musical, composta pelo baixista, Daniel Yukio Sudo; o tecladista Paulo Augusto Binder Serra, o instrumentista e coordenador Osmar de Oliveira que se apresenta com o violão principal; a Paula Souza com Cajon e ainda o Leonardo Serracioli com violão solo.

COORDENADORES

Os coordenadores Osmar e Paulinha

Formados em Pedagogia, e com experiência em musicalização nas escolas de educação infantil e ensino médio, os coordenadores Ana Paula e Osmar de Oliveira veem no Coral “Anjos de Deus”, a oportunidade de influenciar de forma positiva na educação das crianças e adolescentes, que além de adquirirem uma formação musical, estabelecem uma convivência religiosa. Ambos buscaram a música desde cedo: Ana Paula participou do antigo coral da Igreja, que tinha como coordenadores a Irmã Helena e o professor Sebastiãozinho Gomes. Depois participou ainda da formação do coral “Nova Vida” e em seguida foi morar no Rio de Janeiro, onde estudou violão clássico, voz e regência e fez curso técnico de musicoterapia para trabalhar com crianças especiais. Já Osmar, que é instrumentista do Coral “Anjos de Deus”, aprendeu a tocar violão cedo, e também participou do coral Nova Vida, quando aprimorou seus conhecimentos em postura e impostação vocal.

FUNDAÇÃO

Fundado em maio de 2014 pelos músicos Flávia Diniz e Osmar de Oliveira, com o objetivo inicial de compor um coral de crianças para a missa das crianças aos domingos, naquele mesmo ano, passou a contar com a participação da regente Ana Paula Barros. Em 2015 o projeto inicial recebeu adaptações para apresentações de natal. Em 2016 o grupo foi ampliado e conquistou espaço efetivo nas celebrações religiosas da cidade durante o ano todo.

APRESENTAÇÕES

Para Ana Paula, que além de regente também exerce a função de compositora do coral, as principais apresentações de 2016 foram de grande experiência para o grupo.
Ana Paula, lembra com carinho, das duas missas com o bispo Dom Cesar, a primeira em sua visita pastoral e a segunda no encerramento da trezena de Santo Antônio. “As palavras de Dom Cesar ficarão guardadas em nossos corações”. Lembra.

Coral comemora visita de Dom César
Apresentação em homenagem ao Bispo Dom César

—————————————————————-

Encenação da Via-Sacra em forma de musical na missa das crianças

Crianças fazem encenação da Via-Sacra

Outro momento importante para os coordenadores foi a encenação realizada pelas crianças e adolescentes na missa da ressurreição, na páscoa, com a ajuda da equipe da via-sacra. Pelo segundo ano consecutivo, o coral executa a mesma encenação da via-sacra adulta na missa das nove para as crianças.

E mais duas ocasiões marcaram muito para todo o grupo: a apresentação do coral na missa de despedida da imagem peregrina de Nossa Senhora que estava visitando a cidade e a participação especial da cantora Jean durante a apresentação do coral “Anjos de Deus” durante uma missa na semana de celebração do Cerco de Jericó.

EMOÇÃO

Ana Paula se emociona ao falar do coral: “Me emociono em tudo o que o coral faz, mas acredito que a emoção é motivada pelo amor de vê-los realizando tudo com tamanha perfeição de Deus que só um Anjo de Deus poderia realizar. Ver o amor deles no que estão fazendo e sentir que ensinamos além do que esperávamos, nos enche de orgulho e de agradecimento a Deus por este trabalho lindo que é a educação musical com as crianças e os adolescentes.” Conclui orgulhosa.

APOIO DA IGREJA

Para Ana Paula todo esse trabalho só é possível, devido ao apoio que o coral recebe dos Padres Raimundo e Carlos Raimundo. “Eles nos acolhem com tanto carinho e nos dão a formação da fé necessária para sermos bons cristãos e em todos os eventos do coral, seja religioso ou fora da igreja, nos apoiam e nos ajudam a evangelizar levando o amor de Deus de uma forma linda que é o cantar das crianças”. Enfatiza.

PARA PARTICIPAR
Para ser um Anjo de Deus, a regente Ana Paula ressalta que precisa de apenas um requisito: “o amor pela música”. A coordenadora aproveita para lembrar que durante o mês de janeiro as crianças do coral saem de férias e é neste período que abrem as inscrições para quem quiser fazer parte do coral. É só se inscrever na secretaria paroquial, deixando nome, idade da criança e um número de telefone para contato.

AGRADECIMENTO 
“Gostaria de agradecer a Deus por conceder a vida, a música e a oportunidade de cantarmos; – aos pais que nos incentivaram e participaram de maneira intensa; – aos nossos padres Raimundo (Pároco) e Carlos Raimundo (Vigário) pelo carinho acolhedor e incentivo de fé; – a dona Tereza que confeccionou com tanto amor as nossas túnicas natalinas; – agradeço a equipe que registra nossas apresentações: meus amigos queridos Paulo Serra, Natália Canella e Sandro Possidonio.
E de modo especial a todos que colaboraram para realização dessas apresentações. Agradeço a minha família: filhos (Júnior e Gabriel), marido (Rodrigo) e minha mãe (Aparecida) pela compreensão de horas ensaiando, correndo com as coisas do coral deixando a minha casa para poder dar conta de tudo neste período de apresentações natalinas. Eu amo vocês!
“Quero agradecer a vocês que formam o coral “Anjos de Deus” pela enorme dedicação neste período de apresentações natalinas. Muitos abriram mão de outros compromissos para estarem presentes em todos os ensaios e apresentações. Peço que continuem focados em nossos objetivos, ainda precisamos melhorar muito, mas tenho certeza de que, com o comprometimento de todos e com a ajuda de Deus, conseguiremos alcançar as metas almejadas para este novo ano que se aproxima. Desejo a todos, em nome do Osmar também, um Feliz Natal cheio de luz e de amor com a chegada do menino Deus e um ano repleto de bênçãos, amor e paz.” Ana Paula Barros.

Assista ao Vídeo:

Coral Anjos de Deus